sábado, 2 de janeiro de 2016

O TREVO


Quem é que não gosta de encontrar uma nota qualquer de dinheiro esquecida no bolso daquela calça ou camisa, antes de colocar para lavar? Ou, então, de ir fazer uma prova sem ter estudado toda a matéria e, surpreendentemente, todas as perguntas eram sobre os assuntos que você dominava? Ou descobrir que o pneu do seu carro furou exatamente... em frente à borracharia? Ou, ainda, encontrar uma pessoa que fale a nossa língua quando estamos literalmente perdidos, tentando nos explicar, no exterior?

Pois é, o TREVO, no Baralho Lenormand, pode ser interpretado como uma carta de sorte. Não de "muita sorte", tipo ganhar na loteria (isso é coisa para a carta do Sol!), mas de pequenos acontecimentos, eventos, ajudas, oportunidades e surpresas que nos fazem sorrir e tornam o dia mais alegre. 

Estar morrendo de pressa e chegar no ponto de ônibus no exato momento em que aquele que você precisa tomar está encostando para pegar os passageiros; um encontro, absolutamente por acaso, com um amigo que não víamos a tanto tempo e de quem nem o endereço ou o telefone tínhamos; uma oportunidade tipo entrar numa loja e o sapato do qual gostamos é o último par que eles tem em estoque e, além de ser exatamente o nosso número, ainda por cima está com um super desconto!

É desse tipo de sorte que a carta de número 2 do Baralho Lenormand nos fala: oportunidades que surgem do nada, lucro inesperado, acontecimentos alegres e divertidos, surpresas que nos fazem felizes.

Agora, veja bem: existe uma linha de interpretação desta carta, conhecida como "tradição brasileira", que a interpreta como obstáculos, dificuldade, problemas e empecilhos talvez (eu realmente não sei ao certo) porque o TREVO é considerado uma erva daninha, uma praga que assola os jardins, algo que requer paciência e muito trabalho para remover.

Creio que cabe a cada um de nós decidir como interpretar essa carta. Eu optei pela ideia positivista do "trevo de quatro folhas" como a lâmina que representaria momentos inesperados e felizes e estabeleci que a Montanha seria a carta dos obstáculos, das dificuldades a serem vencidas, dos grandes desafios a serem enfrentados.

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração, no momento da gravação ou da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias:

Snapchat: CARTASLENORMAND
Periscope: ALEXTAROLOGO
Facebook: ALEXTAROLOGO
Snapchat: TAROTEANDO
Blog: http://ALEXTAROLOGO.BLOGSPOT.COM
YouTube: / ALEXTAROLOGO
#alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo #exoterico #exoterismo #lenormand #cigana #cigano #baralhocigano #tarocigano #oraculo

7 comentários:

  1. Amei a minha aula do TREVO, foi realmente muita sorte para o 2ºdia do ano.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito Alex!! Também prefiro ver pelo lado mais positivo. Como vc disse, já existe as Montanhas pra indicar os empecilhos.

    ResponderExcluir
  3. Fico na dúvida porque no caso da representações de alguns decks ser pedras ou paus essa mesma Lâmina.
    Isso me deixa sempre em questionamento.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Alex, tudo bem?
    Na dúvida sempre recorro até as suas explanações tanto sobre o Lenormand quanto o Tarô. Gosto muito dos conhecimentos e da abordagem que passa aos buscadores. Tenho uma dúvida: de qual baralho você retirou a cara que ilustra a sua reflexão?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Recebi e li seu comentário, Sarasvati, e agradeço pela gentileza da contribuição. Sim, você tem toda a razão ao dizer que, na minha fala a respeito dessa carta eu confundi ou misturei dois conceitos: o da filosofia positivista e o da ideia mais corriqueira, mais comum, de linguagem popular que é o de positivo, no sentido de afirmativo.
      Aproveito a me desculpar com todos a quem possa ter ofendido com minha desatenção e errônea informação (o Positivismo é um pensamento filosófico, associado a Comte. Ser positivo não é uma "linhagem" filosófica, mas uma atitude de espirito no encontro com os aspectos mais promissores do viver. Positiva é a pessoa que procura não se deixar abater nem perder o bom humor ou a esperança diante das possíveis dificuldades a serem enfrentadas. Positivo é aquele que tem uma atitude pró ativa em relação às suas aspirações, desejos, perspectivas. Muitos veem os resultados como sorte, ou acaso, ou destino e acabam se esquecendo que são atitudes físicas e mentais que reúnem esforço, determinação, boa vontade, segurança, autoconfiança e fé (sim, Fé numa força superior e generosa, numa energia de realização que a todos protege e atende) que "atraem" a Sorte para nós.
      Mais uma vez eu agradeço sua necessária correção ao meu sofrível domínio da língua materna e por ter cometido um erro que poderia confundir a mais leitores, usando positivista no lugar de positivo. A todos os meus leitores, peço imensas desculpas.

      Excluir