sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O URSO


"Fulano de Tal é um verdadeiro amigo-urso! Fuja dele!"

Quem nunca ouviu essa expressão e, talvez, tenha ficado sem enter o porque de se comparar um URSO a uma pessoa, especialmente a um amigo?
Pois é, essa foi (não tenho ouvido há muitos e muitos anos) uma frase muito comum para definir gente que se diz amiga (e nós acreditamos mesmo que elas o sejam) e que acabam, num determinado momento, mostrando suas "garras", ou seja, nos prejudicando.
Ciúme, inveja, rancor, despeito, falsidade, e ter um ego que não tolera competição ou comparação (mesmo de quem se diz amigo...), são as características que definem o "amigo-urso", aquele cujo abraço (amizade) é letal. Enfim, um verdadeiro e perigoso inimigo.

Mas essa figura alta, forte, peluda, grande, feroz e poderosa do URSO, que ilustra a carta de número 15 de Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano) pode simbolizar algo bem diferente do que escrevi acima, quando interpretamos uma jogada, uma tiragem, uma Mesa Real.
Basicamente é uma carta que fala de poder, de solidez, de recursos (esse animal tem uma espessa camada de gordura que o protege do frio e também o nutre no período de hibernação), e isso acaba nos levando a pensar em posses, riquezas, finanças, negócios, carreira profissional, salário, poupança, imóveis, e tudo o mais que normalmente associamos à nossa segurança material. 

Vemos claramente a figura do URSO em pessoas autoritárias, possessivas, protetoras, mantenedoras, controladoras, empreendedoras, dominadoras, imponentes, habilidosas, prepotentes, valentes, corajosas. Costumam ocupar altos cargos de chefia, altas patentes no Exército, são altos executivos e, até mesmo, presidentes de grandes empresas, bancos e demais conglomerados econômicos. Em nossa própria casa essa lâmina pode representar a autoridade do pai ou de quem realmente é considerado/a "chefe da família". Aliás, apesar dessa figura e sua simbologia ser eminentemente masculina, o URSO pode ser a representação da matriarca, da mãe, que nutre, protege e defende seus filhos contra tudo e todos, exatamente como o faz a mãe Ursa com seu ferocíssimo instinto maternal. E quando a mãe se torna numa super-Ursa, ela acaba se tornando sufocante no seu superprotecionismo.

Evidentemente banqueiros, investidores, consultores financeiros e políticos são algumas das profissões, ou cargos, que estão simbolizados nessa imagem, além dos fisiculturistas pela aparência volumosa em que transformam seus corpos. As indústrias de alimento, as distribuidoras de alimentos e bebidas, os supermercados, restaurantes, bancos, caixas eletrônicos, fazem parte das muitas possibilidades quando buscamos interpretar essa carta numa leitura.

Por ser um animal portentoso, grande, alto, pesado, forte, a lâmina do URSO pode servir para considerarmos, numa tiragem, a possibilidade dela estar sinalizando para temas como obesidade, dietas e regimes alimentares, possíveis alergias ou intolerância a determinados alimentos, a algumas desordens alimentares como a bulimia e, também cisto e tumores. Mas lembrando sempre que somente um médico, um especialista, pode realizar consultas, diagnosticar e prescrever tratamentos. 

Num aspecto mais filosófico, essa carta nos remete aos nossos instintos mais primitivos, onde a raiva, a violência física, o desejo de vingança se manifestam com maior intensidade. Uma energia negativa pode ser claramente percebida se isolarmos 3 das más qualidades que essa carta pode emanar: a ganância (a ambição elevada ao extremo). a ira (a raiva em seu potencial máximo) e a gula (o cuidado exclusivo com os aspectos materiais da existência.
Às vezes, numa leitura cartomântica (dependendo sempre de fatores importantes como o tema da leitura, a questão à qual se busca uma resposta, as cartas que formam a própria tiragem), a lâmina do URSO muito próxima à carta que representa o/a Consulente, não se refere a uma terceira pessoa, a um "amigo-urso" em sua vida, mas a ele/a mesmo/a.
Como bem o disse o famoso ilustrador e quadrinista norte americano, Walt Kelly:

"Nós encontramos o inimigo, e ele somos nós"

P.S.: uma recomendação pessoal para quem deseja explorar mais esse tema é assistir a um filme chamado "Clube da Luta".
P.S.2: uma curiosidade de última hora: muitos cartomantes vêem na carta do URSO a figura da sogra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário