terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A TORRE


Antigamente, muito antigamente, quando ainda não haviam aviões e satélites, e muito menos drones, espionando do alto dos céus, as pessoas construíam TORRES para observar as estrelas (o início da astrologia e astronomia), observar o seu entorno, o horizonte, para saber se haviam, ou não, inimigos se aproximando.
As TORRES serviam para que os viajantes as avistassem na distância, pudessem se orientar melhor e soubessem que ali havia abrigo, proteção, um feudo, uma cidade-estado, um local com algum tipo de administração.
Serviam também, para marcar a entrada das cidades (os Arcos as substituíram) que eram fortemente muradas. Ali se procedia um controle de entradas e saídas, muitas vezes sendo cobrado algum tipo de valor. Além disso, do alto das muralhas e das TORRES é que os arqueiros e outros guerreiros ficavam numa posição mais vantajosa para responder aos ataques inimigos.
Concomitante a isso, foram sendo utilizadas para sinalizar que ali vivia, ou exercia sua profissão, alguém importante dentro daquela comunidade, além de servirem como prisões de onde, pela altura, era mais difícil fugir e de darem um significado de destaque às construções religiosas e governamentais. 

Proponho, agora, que peguemos algumas das ideias e imagens provocadas pelas múltiplas funções das TORRES na história, como acima descritas, e as usemos entre as possíveis interpretações da carta de número 19 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano):
Estar atento, vigilante, previdente em relação ao que possa vir a acontecer; manter a frieza, a cautela, a individualidade na formação de conceitos e ideias; estar atento às restrições, os limites e regras no intuito de manter a lei e a ordem; procurar manter o moral e a autoconfiança elevados, mas cuidar para que a autoestima, o Ego, também fiquem equilibrados; usar os recursos do isolamento físico, do silêncio e da meditação para "encontrar" seu verdadeiro Eu e cuidar da sua harmonização, do seu desenvolvimento espiritual.

Prefeituras, fóruns, universidades, escolas, igrejas, templos, fábricas, shopping centers, condomínios, arranha céus, todos os edifícios públicos podem ser "lidos" nessa lâmina. Evidentemente, as torres de controle nos aeroportos, os próprios aeroportos, os postos de pedágio, os postos de fronteira, lugares, enfim, onde se entra e sai da cidade, do estado ou do país e, até mesmo, os postos policiais nas estradas, são representados, numa tiragem, pela carta da TORRE.
Grandes monumentos como o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade, o Arco do Triunfo, a Torre Eiffel, o Portão de Brandemburgo, o Big Ben, o Coliseu, a Grande Muralha da China e o (felizmente já derrubado) Muro de Berlin, as Torres Gêmeas (destruídas durante um ataque terrorista) entre tantos outros, o centro das cidades, as capitais dos estados e dos países, são exemplos de construções físicas e simbólicas, marcos públicos que se destacam, caracterizam e individualizam as cidades ou países onde estão localizados e que também podem ser lidos através da carta de número 10 do Lenormand.

Devido à sua altura, as TORRES representam tudo o que é grande, importante, digno de reverência: as altas patentes militares; os títulos de doutores emitidos pelas universidades, o ensino superior; a hierarquia dentro de qualquer empresa, conglomerado, corporação ou instituição; os planos de carreira; o status socioeconômico e cultural de pessoas ou grupos; as nossas próprias aspirações, ambições e expectativas. E também é muito bom incluir tudo o que é pertinente ao sistema judiciário, desde os fóruns, os tribunais, os cartórios, passando pela figura de magistrados, promotores e advogados, até os documentos legais, desde os que compõem um processo até uma simples certidão, autenticação ou reconhecimento de firma. Tudo, enfim, que formaliza, dá caráter legal e atende às exigências burocráticas. Todas as filosofias, todos os sistemas religiosos, todas as ordens religiosas, todas as seitas, se enquadram, a nível interpretativo de leitura oracular, a essa carta.

Bom, se um dia as TORRES também serviram como prisão (prisões também são lidas nessa carta), vide a famosa Torre de Londres, que hoje abriga as jóias mais significativas dos reis e rainhas da Grã Bretanha, elas podem, num sentido muito mais pessoal, representarem situações de paralisação, de ausência forçada como acontece quando somos obrigados a ficar internados num hospital, ou em casa nos recuperando de uma doença, imobilizados após uma cirurgia ou fratura, ou, numa situação de saúde pública como uma quarentena. Mas também esse isolamento, esse afastamento identificado pela TORRE pode simbolizar algo mais negativo e isso ocorre quando ele se refere a uma situação de aprisionamento por sentença judicial,  mas também quando o indivíduo se afasta do mundo e de suas responsabilidades por uma uma questão de comportamento egoísta, arrogante, egocêntrico, discriminatório, de incompatibilidade social, de transtornos mentais (depressão crônica, autismo, Alzheimer, etc). Nunca se esqueça, por favor, que as únicas pessoas qualificadas para fazerem um diagnóstico e prescreverem tratamentos são exclusivamente os médicos, em suas diversas especialidades. Havendo a menor dúvida em questões de saúde, por favor dirija-se imediatamente a um médico.

E, finalizando: por analogia com a questão oficial, burocrática, governamental que a TORRE simboliza, até mesmo os feriados, as datas cívicas, de uma cidade ou de um país, podem ser apontadas por essa lâmina!

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.
Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias sociais:

Snapchat: CARTASLENORMAND

Periscope: ALEXTAROLOGO

Snapchat: TAROTEANDO

Facebook: http://FACEBOOK.COM/ALEXTAROLOGO

Blog: http://ALEXTAROLOGO.BLOGSPOT.COM

YouTube: http://YOUTUBE.COM/ALEXTAROLOGO

#alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo 

Um comentário:

  1. Identifico-me muitíssimo com as suas interpretações e as múltiplas facetas das cartas. Agredeço a partilha. 🤗

    ResponderExcluir