domingo, 17 de janeiro de 2016

AS CEGONHAS


E então quando a primavera no hemisfério norte se anuncia, trazendo consigo as pequenas novas folhas que cobrirão as árvores, o verde que vai, novamente, revestindo os jardins e os campos, as flores que começam a ensaiar suas dramáticas aparições, as CEGONHAS também vão retornando aos seus antigos ninhos.
Feitos em chaminés, em plataformas especialmente construídas ou em árvores, esses ninhos aguardaram todo o inverno para receber seus "proprietários" que, ano após ano, voltam ao mesmo local de onde saíram escapando dos rigores da neve e dos ventos gelados.

A carta de número 17 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano) traz a figura esguia dessa ave que, pelas suas idas e vindas, pelas longas distâncias percorridas em busca de clima ameno e alimento farto, e pela constância da volta ao ninho, pode representar conceitos, atitudes e situações  tão diversas como: fidelidade, fortes laços familiares, longevidade, viagens aéreas para lugares distantes, mudanças, praticidade, adaptabilidade, flexibilidade e recuperação.

Acredito que grande parte das pessoas veem nas CEGONHAS aquele símbolo de portadora de alegres novidades, de fertilidade, de crescimento familiar, de "correio aéreo" de novas vidas. Deve-se isso à maneira pudica dos pais, na Inglaterra Vitoriana, explicarem aos seus filhos "de onde vinham os bebês. E, o mais interessante, é que essa "entrega" era feita pela chaminé, da mesma forma que o Papai Noel escolhia para entrar nas casas e entregar os presentes! Sem dúvidas, uma novidade muito feliz e bem vinda.

Na prática, e em grande parte das vezes, essa carta pode sinalizar mudanças (de casa, de trabalho, de cidade, de endereço, de país, de estilo de vida, etc, etc). E a palavra "mudança" pode comportar também outras expressões como: transição, promoção, evolução, transferência, renovação. E podemos ver sinais bastante nítidos do que a carta número 17 do Lenormand pode, também, representar, quando ouvimos alguém contando que vai "migrar" para um outro país em busca de melhores condições de vida. Quando uma amiga nos diz que vai fazer um concurso interno na empresa em que trabalha visando um "aumento de salário", ou uma "promoção". Quantas pessoas que conhecemos fizeram, em alguma época da vida, uma "reforma" em suas casas pois precisavam  "aumentar" 1 ou 2 quartos, já que a família havia "crescido" nos últimos anos? 

As CEGONHAS costumam representar, também, surpresas boas, como uma "bonificação" salarial inesperada; uma pessoa que vai "chegar" na vida do/a Consulente e que se tornará importante para ele/a; que aquele projeto de abrir uma lanchonete foi aprovado pelo Banco, que já, inclusive, liberou o empréstimo necessário e logo, logo, vai ser possível "progredir" na vida; que o Conselho Tutelar e o Juiz aprovaram o pedido de "adoção" e uma criança vai se "mudar" para um "novo" lar e a família vai "aumentar"!

Mas, é claro que, como todas as demais cartas, esta também depende muito da pergunta que lhe é feita, da posição que ocupa no jogo e, sobretudo, das demais cartas que porventura a acompanhem. Portanto, algumas vezes, ao invés de "surpresas agradáveis" pode-se encontrar imprevistos. E, no caso de uma lâmina que basicamente representa mudanças para melhor, deslocamentos que apontam para o progresso e o crescimento, um imprevisto pode ser representado no cancelamento do seu tão aguardado voo para as férias no exterior; o atraso, por tempo indefinido, daquela tão esperada transferência para a matriz da sua empresa; ter que procurar um novo apartamento para mudar, às pressas, porque o dono do seu pediu o local para o filho que vai se casar morar; a tão aguardada "caixinha de Natal" que o patrão prometeu foi sumariamente cancelada visto a empresa estar passando por problemas com a recessão (esse também é um aspecto negativo desta carta) econômica mundial.

Em termos de profissão, essa carta pode ser relacionada com todo o tipo de trabalho desenvolvido na área do Turismo, desde o pessoal que trabalha nas companhias aéreas, aos que fazem turismo receptivo, à hotelaria (seu "ninho" fora de casa!), aos agentes de viagem, às casas de câmbio (que sempre parece estar "mais alto" quando a gente precisa...), aos guias turísticos. Também as empresas especializadas em mudança, inclusive internacional, sem deixarmos de lado o correio aéreo internacional e as empresas especializadas (tipo FedEx, DHL, courriers, etc). 
Ah! E dependendo muito das outras cartas: despachantes, passaportes e vistos de entrada em outros países.

Há um aspecto bastante negativo e peculiar que não devemos deixar de lado quando interpretamos essa essa lâmina numa tiragem: a possibilidade de estar sinalizando que a/o Consulente, ou a pessoa-tema da leitura, está fugindo da realidade. Permitam-me usar uma gíria que já ficou bastante antiga mas que traduz em palavras esse tipo de episódio: "viajar na maionese". Pessoas que se recusam a enfrentar as responsabilidades e vão, aos poucos , abandonando o mundo real e vivendo de ilusão, de fantasia.

Finalmente, creio que não há como escrever ou falar sobre as CEGONHAS e não dizer se é, ou não, carta indicativa de gravidez. Bom, como quase sempre, a resposta dependerá das outras cartas vizinhas. As cartas da CRIANÇA, da MULHER, próximas à carta 17, podem sinalizar um SIM.

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias sociais:

Snapchat: CARTASLENORMAND

Periscope: ALEXTAROLOGO

Snapchat: TAROTEANDO

Facebook: http://FACEBOOK.COM/ALEXTAROLOGO

Blog: http://ALEXTAROLOGO.BLOGSPOT.COM

YouTube: http://YOUTUBE.COM/ALEXTAROLOGO

#alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo#baralholenormand #lenormand #cigano #cartaslenormand


Um comentário:

  1. Alex sempre sendo um grande inspirador, muito legal eu saber que com estudo e dedicação, terei, se o universo permitir, tamanha intimidade com cartas.
    Cada dia mais apaixonada, seja pelo Tarô, seja pelo Lenormand.

    ResponderExcluir