quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A COBRA / SERPENTE



"Nem tudo o que brilha é ouro!"

Misóginamente (pois é bastante injusto com o sexo feminino) símbolo da mulher experiente e versada nas artes da sedução, a COBRA (ou SERPENTE, conforme desejarem) foi o animal utilizado, de acordo com o Gênesis, para induzir Eva a seduzir Adão a provar do fruto da Árvore do Conhecimento. O resto da história e as suas consequências todos conhecemos.

Talvez por ser um dos animais que menos evoluíram em tamanho e forma desde os primórdios da criação, representa de maneira arquetípica nossos instintos mais básicos, mais primários, menos aculturados. E, por ser um animal de sangue frio, muitas vezes venenoso, de pele escorregadia e se arrastar pelo solo, escondido entre pedras, poeira e folhagens, passando por desapercebido e, portanto, perigoso. 

Creio que podemos fazer uma leitura dessa lâmina de 2 maneiras mais ou menos distintas. Se optarmos em considerar que a COBRA representa uma mulher, normalmente mais madura e experiente (Rainha de Paus), poderíamos dizer que não lhe faltam péssimas qualidades de caráter unidas a uma inteligência, argúcia, sabedoria, carisma, a uma capacidade de sedução que fazem da carta número 7 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano), uma das mais temidas e respeitadas por ser um verdadeiro sinal de alerta, um alarme de que o perigo ronda o/a Consulente e que todo cuidado é pouco.

Independente do gênero, mulheres e homens que são frios e calculistas, totalmente interesseiros, que estão sempre atentos à possibilidade de levarem alguma vantagem em qualquer situação, podem ser classificados como fiéis representantes da COBRA. Pessoas sem escrúpulo algum para alcançarem seus objetivos, que não se importam em enganar, corromper, tapear, trair, manipular, iludir, sabotar, conspirar, decepcionar quem quer que seja, inclusive de quem se dizem (mas não são!) amigos, ou mesmo, parentes, esses são aqueles que essa carta simboliza num jogo, numa tiragem, numa leitura de Lenormand.

O sexo, a sensualidade, a beleza física, o exibicionismo, a sofisticação, o exotismo e singularidade, são armadilhas bastante comuns utilizadas para se insinuarem e, finalmente, aplicarem o bote, na vítima escolhida e completamente fascinada, injetando todo o seu veneno, toda a sua maldade. 

Mas não devemos esquecer que o Baralho Lenormand também se utiliza das figuras das cartas para representar coisas, objetos, profissões, atividades, situações mais corriqueiras, mais comuns, muito menos moralistas ou éticas, do nosso cotidiano.
Portanto a carta da COBRA / SERPENTE pode representar um caminho, rua ou estrada sinuosa (tipo uma estrada na serra, cheia de curvas e possíveis derrapagens), anéis rodoviários, um retorno; encanamento (canos e esgotos), mangueira (de aguar o jardim, por exemplo), fios elétricos e cabos de telefone, internet (dados), TV, para-raios, molas, etc. Em nosso corpo pode representar os intestinos e cabelos naturalmente cacheados. 
No dia a dia, essa lâmina representa gente ou assuntos "enrolados", complicados, tipo aquelas pessoas de quem sempre necessitamos, com bastante dificuldade, extrair a verdade ou alguma coerência. Também os assuntos que, por alguma razão, ficaram muito complexos, confusos e se ramificaram e entrelaçaram de tal forma que fica difícil entender onde começam e terminam.

Mas, como todas as cartas, é possível encontrar aspectos positivos também nessa, por exemplo: pessoas que trabalham em serpentários, colhendo o veneno das espécies e enviando para laboratórios onde serão transformados em vacinas e alguns medicamentos. Aliás, o símbolo da Medicina é um bastão com uma COBRA / SERPENTE enrolada, pois esse animal por trocar de pele, representa um renascimento, uma renovação, uma regeneração, uma cura enfim. 
Também, devido ao fascínio dos humanos por esses répteis desde um passado muito remoto, e por observarem que o veneno inoculado muitas vezes não matava mas provocava "visões sagradas" (efeito alucinógeno), passaram a considerar a COBRA como portadora da Sabedoria Antiga, da intuição e da transformação espiritual.

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento  da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias:

Snapchat: CARTASLENORMAND
Periscope: ALEXTAROLOGO
Snapchat: TAROTEANDO
Facebook: http://FACEBOOK.COM/ALEXTAROLOGO
Blog: http://ALEXTAROLOGO.BLOGSPOT.COM
YouTube: http://YOUTUBE.COM/ALEXTAROLOGO

#alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo #exoterico #exoterismo #lenormand #cigana #cigano #baralhocigano #tarocigano #oraculo

Um comentário:

  1. Numa tiragem da mandala astrologica, em q a serpente ocupa a casa 9 (espiritualidade) posso entender entao que @ consulente vive/ou viverá momentos de ampliacao da sua percepção intuitiva,e da sua sabedoria, abrindo-se para uma transformação positiva no campo espiritual, pode ser?

    ResponderExcluir