terça-feira, 12 de janeiro de 2016

OS PÁSSAROS


Símbolos da comunicação interpessoal, aquela feita pela voz (ou seja, a que não é escrita), os PÁSSAROS, carta número 12 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano) acrescentam a qualquer leitura cartomântica onde eles possam surgir, uma vasta gama de possibilidades interpretativas ou de inspiração para o Cartomante.

Conversas formais ou informais; um simples bate-papo com um amigo enquanto tomam um cafezinho; aquelas aveludadas comunicações verbais feitas pelos alto falantes dos aeroportos e rodoviárias informando que qual voo está chegando, partindo ou, mais frequentemente, atrasado; a troca de informações feitas por seguranças e policiais através de walkie-talkies e outros aparelhos que usam a radio-frequência; os telefonemas que damos e recebemos e, também, os recados que deixamos, ou nos deixam, gravados na secretária eletrônica; reuniões de trabalho onde discutimos e debatemos assuntos pertinentes; uma entrevista de emprego; discursos de todos os tipos, conferências sobre os mais variados temas e palestras para todo o tipo de público também podem ser interpretadas através da carta dos PÁSSAROS.

Esses exemplos, acima, nos permitem ampliar ainda mais as possibilidades práticas dessa carta e podemos vê-la em ação quando assistimos à TV ou ouvimos a um programa de rádio. Novas maneiras de contatarmos as pessoas vão sendo criadas e hoje temos disponibilizados recursos como o Skype, Periscope, Snapchat, Whatsapp, Twitter e tantos outros meios de conversação, de diálogo através da internet, inclusive com a possibilidade de ouvirmos e vermos nosso interlocutor.

Existem profissões que podem estar representadas quando obtemos, numa tiragem, essa carta, tais como: locutores, apresentadores de programas de TV ou de eventos, vendedores, negociadores, mediadores, oradores, palestrantes, pessoal de telemarketing, DJs, relações públicas, pessoal que trabalha no Serviço Social, advogados, promotores, conselheiros, terapeutas de diversas áreas, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, e, também, pessoas que trabalham em dupla tais como artistas circenses, corredores ou nadadores de revezamento. Não posso omitir as profissões de piloto, de aeromoça e comissário de bordo, pois, como os PÁSSAROS, elas se relacionam ao ato de voar.
E por falar em "trabalho em dupla", basta uma rápida observação na maioria das ilustrações dessa lâmina para percebermos que ela também poderá servir de inspiração, ao avaliarmos uma jogada oracular, para pensarmos em múltiplos, em duplas, em casais, em pares, em irmãos, gêmeos, o próprio número 2, etc. E levante o dedo, por favor, quem nunca pensou e/ou disse, ao ver um casalzinho de namorados, apaixonados, trocando, baixinho, juras de amor: "Que bonitinho! Parecem dois pombinhos!".

Quando queremos estudar um pouco mais, num jogo, as qualidades e características de alguém, essa lâmina poderá nos sugerir, entre diversas outras, as seguintes: pessoa muito articulada, com um grande repertório e de grande eloquência; gente curiosa, conversadeira, tagarela, levianas, que apreciam muito dizer e ouvir fofocas, e em alguns casos mais graves, caluniar os outros (Deus nos livre e guarde!); pessoa sociável, companheira, pronta a compartilhar, a cooperar e auxiliar. Indivíduos com instintos aguçados e reflexos ligeiros também fazem parte desse grupo.
Mas a Carta 12 também faz referência a gente barulhenta, estressada, que tem o hábito de falar muito alto e de forma confusa, desorganizada. Acredito que possamos incluir nesta lista aquelas outras que colocam o som dos rádios de seus carros numa altura digna de um evento tipo "Rock'n Rio" e desfilam (preferencialmente à noite, quando estamos dormindo) pelas ruas numa desesperada tentativa de chamarem a atenção sobre si.
Não podemos deixar de lado aquela alegria contagiante, aquele burburinho descontrolado evidenciador de um excesso de energia e atividade, que se traduz pela conversa exaltada, rápida, das crianças quando brincam ou estão reunidas. Quem já presenciou uma saída de escola sabe da algazarra que só encontra eco se comparada aos pios, arrulhos e gorjeios de um bando de pássaros ao final do dia ou ao nascer do sol.

Essa carta se conecta ao pescoço, garganta, cordas vocais e amígdalas.

Mas não poderia encerrar este texto sem chamar a atenção para o fato que em diversos decks de cartas Lenormand, a figura dos PÁSSAROS é substituída por uma casal de CORUJAS. Evidentemente essas também são pássaros mas sua presença solicita do Cartomante uma leitura mais particular.
Desde tempos imemoriais, imaginadas e pensadas como um dos meios de comunicação dos deuses com a humanidade, além de serem atribuídas à Palas Atena,deusa da Sabedoria e da Justiça as CORUJAS podem significar, dentro da leitura do Baralho Lenormand, capacidade de julgamento, de reflexão e raciocínio aguçado, inteligência e sabedoria.
Como se essas qualidades já não bastassem e por terem como característica o fato de girar a cabeça em quase 360º, elas podem representar uma clareza e amplitude de visão que é traduzida, esotericamente, em clarividência, possibilidade de predizer e profetizar, e intuição.

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias sociais:

Snapchat: CARTASLENORMAND

Periscope: ALEXTAROLOGO

Snapchat: TAROTEANDO

Facebook: http://FACEBOOK.COM/ALEXTAROLOGO

Blog: http://ALEXTAROLOGO.BLOGSPOT.COM

YouTube: http://YOUTUBE.COM/ALEXTAROLOGO

#alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo #exoterico #exoterismo #oraculo #baralholenormand #lenormand #cigano #baralhocigano #cartaslenormand 

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, minha querida amiga! Saudades imensas das nossas reuniões semanais para conversarmos sobre tarot!

      Excluir
  2. Excelente descriçao da carta dos pássaros! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog Alexandre! Sua explicação para as cartas foi a melhor que encontrei até hoje! Inclusive, tenho 2 baralhos ciganos. Um é típico brasileiro(cartas dos Pássaros) e outro é europeu(carta da Coruja). Não havia encontrado explicação para as Corujas até encontrar seu blog rsrs Obrigada! Posso interpretar da mesma forma nos 2 baralhos então? Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia
    Você é muito bom, nas explicações, na tradução de cada carta, seja baralho cigano ou tarot.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir