segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A CASA


Diz-se que "a casa de um homem é o seu castelo". Bom, sejamos corretos e vamos ajustar a expressão para "a casa de uma mulher e/ou de um homem é o seu castelo.

Com certeza, por mais que possamos nos ausentar, por mais que nos afastemos, por menor que seja o contato que venhamos a ter, a casa onde nascemos ou crescemos, onde passamos os primeiros anos da nossa vida, aqueles mais formativos, é e será sempre "minha" casa! Nunca, no sentido emocional, abandonamos a casa dos nossos pais.

Símbolo de estabilidade, de proteção, de abrigo, refúgio, santuário familiar, a CASA, carta de número 4 do Baralho Lenormand (conhecido por muitos como Baralho ou Tarô Cigano), representa nossa família e tudo o mais que esse grupo social significa: amor, nutrição, criação, educação, sustento, intimidade, segurança. A CASA é o nosso lar. É onde estão fincadas as nossas raízes, onde cultuamos nossos antepassados, o centro vital da vida em família, o lugar que temos como nosso e ao qual temos uma relação de pertencimento. Esse local (que tanto pode ser uma propriedade imóvel propriamente dita, a comunidade onde vivemos e compartilhamos, uma cidade, ou nosso país de origem é onde nos sentimos "em casa", à vontade, confortavelmente instalados em nossa zona de conforto, abrigados de todo os perigos "do mundo exterior" e que temos como nosso ponto de retorno e de recuperação.

A carta da CASA também pode, numa leitura cartomântica, significar um homem mais velho (avô, pai, irmão ou chefe), e, dependendo do tema da leitura, o trabalho autônomo, um escritório ou atelier instalado na própria casa, uma pequena empresa familiar. Até mesmo um website, uma página que seja nossa na Internet é, sem dúvida, um endereço (ainda que de algo virtual) e, portanto, pode ser também interpretado como nossa "residência virtual".

Essa mesma lâmina, também dependendo do assunto tratado na leitura em que ela surgir, pode representar a aquisição de uma casa própria, ou de imóveis que irão constituir o patrimônio familiar. Esse tipo de investimento costuma responder afirmativamente à pergunta se é rendoso ou seguro: a Lei 8009/1990 dispõe sobre o que é "Bem de Família" em seu artigo 1º:

"O imóvel residencial próprio do casal, ou da entidade familiar, é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam seus proprietários e nele residam, salvo nas hipóteses previstas nesta lei.
Parágrafo único. A impenhorabilidade compreende o imóvel sobre o qual se assentam a construção, as plantações, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional, ou móveis que guarnecem a casa, desde que quitados." 

Quando a carta da CASA estiver se referindo ao estilo, à maneira de ser de uma pessoa, muito provavelmente esse ser humano é tranquilo, pacífico, afetuoso e protetor. E quando a questão aborda o assunto "amor", ela pode significar que é chegado o tempo de assentar-se, de estabelecer-se, de plantar suas próprias raízes e de formar a própria família. 

E, se por acaso a carta vier cercada de outras menos favoráveis, mais negativas, é bom ficarmos alertas para nada fazermos que possa comprometer nossa segurança, proteção e harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário