quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A CARTA


Foi uma ave que, trazendo um ramo de árvore no bico, comunicou Noé que as águas do dilúvio haviam baixado o suficiente para continuar a haver vida na Terra.

A CARTA, lâmina de número 27 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano) é o aviso de importantes novidades chegando na forma de e-mail, SMS, chat, WhatsApp, correspondência entregue pelos Correios, convites, jornais, revistas, flyers, filipetas, cartazes de propaganda, e as infalíveis contas mensais de água, luz, telefone, internet, TV a cabo, celular, do cartão de crédito...

Houve um grande período de tempo da história da civilização que poucos, muito poucos, sabiam ler e escrever, porém a comunicação escrita existe desde a pré-história quando longas narrativas de caça e a descrição bastante detalhada dos animais eram registradas pelos nossos ancestrais com barro, sangue, gordura e carvão nas paredes das cavernas onde se abrigavam.
A arte da caligrafia foi ensinada nas escolas até a metade do século passado e ainda hoje pessoas que têm uma "boa letra" são requisitadas para darem um toque de requinte, nobreza e elegância aos convites (que são impressos às centenas, mecanicamente...) subscrevendo os envelopes de convites de casamento ou de eventos oficiais.

Nos tempos atuais nos utilizamos a imagem contida na CARTA para re-significar notas fiscais, bulas de remédios, receitas e prontuários médicos, resultados de exames laboratoriais, diplomas, certificados contratos, cartões de visita, curriculum vitae, cheques, boletos de transações bancárias, multas, carnês de IPTU,  IPVA e recolhimento de taxas e impostos, formulários, autorizações, alvarás, escrituras de compra e venda, procurações, atestados de saúde, de boa conduta, e mais um nem sei quanto de papelada criada por uma burocracia profundamente enraizada em nossa cultura.
Do momento em que nascemos (Certidão de Nascimento) até depois de mortos (Certidão de Óbito), colecionamos papéis que nos identificam, que dizem no que somos especialistas, que atestam nosso comportamento e caráter, que informam nossos rendimentos, que comprovam os bens que possuímos, que retratam em imagens impressas ou virtuais a nossa passagem pela terra. Vivemos cercados de CARTAS.

Do jornaleiro que nos fornece as notícias impressas em jornais e revistas, aos sites, blogs, canais de vídeo existentes na Internet, da placa de trânsito avisando que "é proibido estacionar neste local" aos crachás de identificação de funcionários, do bilhete da passagem aérea ao papel com o visto afixado no passaporte, do cartão de visitas ao cartão de Natal, física ou virtualmente, as informações, notícias, lembretes e recados nos mantém atualizados, informados, em contato com nossos amigos, familiares, companheiros de trabalho, conhecidos e interagindo com o resto do mundo.

E quando consultamos as CARTAS de um oráculo o que é exatamente que estamos fazendo?
Talvez a resposta pudesse ser: buscando informações sobre determinado assunto.
Poderíamos, então, nos atrever a dizer que são as/os oraculistas, as/os cartomantes, os/as tarólogos aqueles que "lendo" as CARTAS dos seus baralhos, decodificam  mensagens simbolizadas pelas figuras nas lâminas e as repassam aos seus/suas Consulentes. 

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

 Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias sociais:

 Snapchat: CARTASLENORMAND

 Periscope: ALEXTAROLOGO

 Snapchat: TAROTEANDO

 Facebook: http://ift.tt/1kFaVgD

 Blog: http://ift.tt/1lINTpT

 YouTube: http://ift.tt/1kFaXVI

 #alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário