quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

AS NUVENS


Quem nunca ouviu a expressão "andar com a cabeça nas nuvens"? Ou então: "As nuvens são como os chefes: quando desaparecem o dia fica lindo". Até mesmo de poetas, como Alphonse de Lamartine, as nuvens serviram de inspiração: “Uma nuvem sobre a alma cobre e descobre muito mais a terra, do que uma nuvem no horizonte.” 

Pois, então, o que é que essas expressões populares, ou até mesmo eruditas, significam e por que as estou citando aqui, num blog sobre Baralho Lenormand?

Vamos lá, procurar responder: 

As NUVENS, carta de número 6 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano) representam o estado de instabilidade. de indefinição, de ameaça, de mobilidade e de imprevisibilidade que as Nuvens reais, aquelas formadas pela evaporação das águas (o Elemento Água é associado aos sentimentos, às emoções, aos estados de alma dos indivíduos) dos mares, rios e lagos) costumam inspirar. Ou seja: as NUVENS são passageiras, em constante movimento (mobilidade), podendo nos deixar temerosos quando estão escuras, pesadas, carregadas (ameaça), mudam constantemente de forma (indefinição), podem sinalizar uma mudança climática que pode, ou não vir a acontecer (instabilidade) e, finalmente, não avisam quando chegam ou vão (imprevisibilidade).

Algumas vezes os nossos pensamentos (o elemento Ar é associado ao raciocínio, à inteligência, às elaborações mentais) podem ser comparados às NUVENS, especialmente quando estamos preocupados com algo, quando estamos com dificuldade de nos concentrarmos ou de aprendermos algo, quando ficamos em dúvida, quando temos uma suspeita sobre algo, quando achamos que estão nos escondendo algo que deveríamos saber, quando parece faltar perspectiva, clareza ou definição aos nossos objetivos. Nessas ocasiões nos sentimos desconfortáveis, pessimistas, confusos e ameaçados.

Estas, acima, são algumas situações, emoções, sensações ou sentimentos que a carta das NUVENS costuma simbolizar numa tiragem de cartas. São assuntos, pessoas ou situações que "chovem" do nada, de uma hora para outra em nosso caminho, e acabam por tornar-se uma nova preocupação, um obstáculo que nos provoca um sentimento ambíguo, pois não sabemos exatamente como agir, tratar, resolver. 
Um exemplo bastante comum é o da jovem que reencontra, pela primeira vez, com o ex-noivo, num acontecimento social, onde ele está acompanhado da atual namorada: "Cumprimento, não cumprimento? Finjo que não vi? Falo o quê? O que é que eu faço? Fico? Vou embora? Converso naturalmente? E se ele me ignorar? E se ela me esnobar?"

Num aspecto mais sério, essa lâmina pode simbolizar estados de confusão mental, de instabilidade emocional, flutuação de humor, bipolaridade, ataques de pânico e depressão. Evidentemente apenas um médico especialista poderá fazer um diagnóstico desse tipo de situação e recomendar os cuidados necessários. Inclusive pode sugerir a ida a um oftalmologista para controle e verificação, visto que "catarata", miopia e astigmatismo são relacionados com a "visão nublada, a falta de foco".

É claro que, como todas as demais cartas, também podemos encontrar aspectos positivos nesta aqui. A grande maioria dos cartomantes se utiliza da posição da carta no jogo e na direção que as nuvens escuras apontam (aspectos negativos), sobrando a direção oposta para as nuvens claras, aquelas que indicam a volta da clareza de pensamento, de esperança na solução dos problemas, de novas oportunidades a vista, de melhorias nos acontecimentos e de notícias, informações, fatos e sinais que indiquem o fim do período "encoberto" e de uma nova fase, uma bem vinda trégua ou calmaria com o Sol voltando a brilhar. Nunca se esqueça do fator "impermanência" e neste caso você pode repetir que "depois da tempestade sempre vem a bonança!"

Bom, mas vamos lembrar que o Baralho Lenormand é conhecido e muito respeitado por ser bastante objetivo. Portanto a carta das NUVENS, sempre dependendo da pergunta feita, pode indicar simplesmente fumaça, poeira, umidade, necessidade de fazer uma nebulização, sauna a vapor, chuva, nevoeiro ou tempo nublado. Dá até para ficar sabendo se vai dar praia, piscina e se vai ser possível ou não caprichar no bronzeado!

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento  da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias:

Snapchat: CARTASLENORMAND
Periscope: ALEXTAROLOGO
Snapchat: TAROTEANDO
Facebook: http://FACEBOOK.COM/ALEXTAROLOGO
Blog: http://ALEXTAROLOGO.BLOGSPOT.COM
YouTube: http://YOUTUBE.COM/ALEXTAROLOGO

#alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo #exoterico #exoterismo #lenormand #cigana #cigano #baralhocigano #tarocigano #oraculo




Nenhum comentário:

Postar um comentário