quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A RAPOSA


O italiano Niccolò Machiavelli, em seu célebre livro "O Príncipe", deixou para a história uma expressão que poderia muito bem ser aplicada à maneira que, em geral, interpretamos a carta de número 14 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano), a RAPOSA: "os fins justificam os meios".

Astuta, estrategista, inteligente, esperta, engenhosa e sagaz, a RAPOSA, quando representa um indivíduo (não importa o gênero), fala de alguém que não mede esforços, trabalho, planejamento, oportunidade e paciência para conseguir o que deseja. Por isso mesmo muitos cartomantes a vêem como a carta que representa o Trabalho, numa leitura.

Deixem-me, por favor, desenvolver um pouco mais essa opção de significado: a RAPOSA é um dos animais mais "família" que existe, e passa todo o seu tempo em função de proteger e alimentar os seus. Para tanto, arrisca-se, busca, planeja, faz tocaia, é paciente é muito habilidosa na maneira de agarrar sua presa. A partir desse comportamento de autopreservação e de responsabilidade pela manutenção do grupo familiar, diversos cartomantes começaram a comparar o "trabalho" desenvolvido pela figura dessa carta com o de todos os trabalhadores. 
Mães e pais de famílias saem diariamente em busca do sustento dos seus filhos, expondo-se a perigos e situações  diversas, aprendendo continuamente sobre o próprio trabalho, desenvolvendo técnicas  de melhor fazê-lo, esforçando-se para cumprir com o que se espera delas, sendo pacientes com chefes, clientes e colegas de trabalho; sendo rápidos, objetivos e flexíveis na administração do próprio tempo e sábios e cautelosos em como usar seus salários,  tudo para proporcionarem à sua prole o alimento e as demais condições de uma sobrevivência digna. Nesse sentido, espelham o mesmo que a RAPOSA faz para os seus filhotes. Estas, aliás, são as características mais positivas dessa lâmina.

Nem todos, naturalmente (graças a Deus, visto que toda unanimidade é claro sintoma de burrice!) vêem essa carta como Trabalho (evidentemente, quando o tema da leitura for Trabalho). Muitos ainda preferem ler esse assunto através das cartas da Âncora (a segurança que o trabalho proporciona) e do Navio (o comércio em geral), da Casa (autônomo, trabalho feito em casa, pequeno negócio). Enfim, cada um deve deixar que sua intuição e experiência no uso do baralho lhe indique a qual carta atribuir essa função ou símbolo.

A interpretação clássica é a que se atém muito aos aspectos que consideramos ética e moralmente repreensíveis, tais como: trapaceira, enganadora, ilusionista, mentirosa, manipuladora, malandra, engenhosa, desleal, falsa, "folgada", ardilosa, desonesta, voraz, ladra e interesseira. Acredito que seja mais do que o suficiente para nos mantermos atentos, prevenidos, alertas, prudentes e sensatos quando reconhecemos essas, acima citadas, más-qualidades em alguém. Aliás, estar atento, prevenido, alerta, ser prudente e sensato também são características da RAPOSA!!! Portanto, muito cuidado para não cair em armadilhas, em emboscadas, pois essa carta 14 fala de gente que sabe agradar, elogiar, enaltecer, que se mostra humilde, simpaticíssima, serviçal, companheira, que só falta nos lamber os pés e que por trás (e muitas vezes, até na nossa frente), está nos roubando, nos usando para conseguir o que deseja, nos passando para traz, nos boicotando, fazendo a nossa "caveira" e se preparando para ocupar o nosso lugar. Ética e moral não são palavras que constam do vocabulário das RAPOSAS.

Preste atenção à sua volta e veja quantas pessoas altamente competitivas existem. Quantas se vangloriam de "terem levado vantagem" em alguma situação, como por exemplo, num troco em que veio dinheiro a mais e elas não buscaram corrigir? Quantas se mostram dóceis, gentis e altamente subordinadas na presença do seu chefe e, quando ele vira às costas, simplesmente "detonam" com ele, com o emprego, etc? Ainda no quesito trabalho: quantas se aproveitam das listas de clientes e fornecedoras de uma empresa e as carregam consigo, como se fossem donas, levando-as para um novo emprego? Será que já ouviram falar em espionagem industrial? Ou sabotagem profissional?
Bom, agora cabe a pergunta: essa pessoa, capaz de fazer o descrito aí em cima e, ainda pior, exibir-se contando para os outros os seus feitos, é ou não é o protótipo da RAPOSA? E, se a pessoa fez ou faz isso com os outros, por que ela não fará com você? Porque ela é sua "amiga"? Olha, se há uma coisa que essa criatura sabe fazer muito bem feito é fingir. Pode ter certeza que, daqui a algum tempo e em outro local ela estará contando vantagens de como usou você para o seu "trabalhinho sujo".

Mas, se o/a Consulente for um/a comerciante, industrial, profissional liberal, um autônomo, e o tema da leitura for, por exemplo, o que ele/a deve fazer para que seus negócios, sua empresa, seu escritório, sua atividade prospere e surge a carta da RAPOSA para representá-lo? Seria bom pensarmos em: que ele/a fique mais atento à concorrência, seus competidores; que observe atenta e analiticamente quem é o seu cliente, seu consumidor  e o que ele está querendo, estabelecendo um plano, uma estratégia para atendê-lo. Ser ponderado nos gastos; incansável em como divulgar a empresa; saber fazer bom uso de todos os recursos técnicos disponíveis para a cadeia que vai da produção ao consumo; reinvestir grande parcela dos lucros no próprio negócio, e estar sempre prevenido, com um Plano B, para possíveis flutuações do mercado, alterações de câmbio, pacotes econômicos, perdas, catástrofes e eventos inesperados de toda natureza. 
E, naturalmente, tratar o cliente muitíssimo bem, bajulando-o, fazendo sentir-se especial. Um comércio onde "Aqui o Cliente é Rei!" nunca fica sem consumidores. Coisas de RAPOSA!

Quando o tema da leitura é a vida sentimental, e essa lâmina aparece, é preciso levar em conta as cartas próximas, naturalmente, mas não vamos nos esquecer que trair, fazer promessas falsas, saber se comportar como um "lobo em pele de cordeiro", fingir, mentir, gostar de passar os outros para trás e evadir-se das situações mais incriminadoras sabendo como manipular a verdade, dando respostas e informações truncadas, é comportamento e atitudes típicas de pessoas a quem essa carta pode estar representando. Gente assim é maquiavélica: qualquer coisa é válida para conseguir o que desejam.
Mas, se a RAPOSA estiver indicando a/o Consulente, é bom que ela/e fique atenta/o, cautelosa/o, investigando e perguntando mais, e, infelizmente, se preparando para alguma possível decepção.

A RAPOSA pode, também, se esse for o tema da leitura, representar um erro de diagnóstico médico, troca de exames laboratoriais ou apontar algo que possa estar mascarando uma enfermidade. Detetives, investigadores e espiões são profissões que também podem ser identificadas, numa leitura, com essa carta.

Por último, compartilhar algo da minha experiência pessoal: a principal diferença da SERPENTE para a RAPOSA, nas tiragens que conduzi, é que esta última é menos visível, ela sabe se fazer de mosca-morta, passar despercebida enquanto vai, nas sombras, estudando como aplicar seu golpe. A COBRA é menos estrategista e, apesar de falsa, é muito mais facilmente percebida e identificável e, em grande parte das vezes, faz o que faz unicamente por maldade, sem levar grandes vantagens. Uma dá o próprio bote, costuma agir sozinha, enquanto a outra cria uma armadilha, um esquema, uma cilada, para que caiamos nela. Em ambos os casos elas representam um sonoro "perigo à vista!"

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias sociais:

Snapchat: CARTASLENORMAND

Periscope: ALEXTAROLOGO

Snapchat: TAROTEANDO

Facebook: http://FACEBOOK.COM/ALEXTAROLOGO

Blog: http://ALEXTAROLOGO.BLOGSPOT.COM

YouTube: http://YOUTUBE.COM/ALEXTAROLOGO

#alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo#baralholenormand #lenormand #cigano #cartaslenormand

4 comentários: