sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

OS CAMINHOS


O que é que a urna eleitoral, o teste de múltipla escolha, o metrô e os opcionais de um carro têm em comum?

Ganha um doce que disse: alternativa, indecisão, opção, possibilidades, diversidade.
Ganha também um doce quem resumiu isso tudo apontando para a carta de número 22 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano), os CAMINHOS.

Essa é aquela carta que costuma aparecer, numa leitura, quando estamos em crise, ansiosos, tendo que decidir o que fazer e como fazer, escolher entre tantas possibilidades, optar sem ter certeza plena de vai dar certo, escolher uma rota correndo o risco de se perder, ter que se repartir em 2 para dar conta de ambos os empregos.
Lâmina que quando aparece é melhor pensarmos em duas ("duas" é coisa de CAMINHOS!) palavras: plural e diversidade, pois é nesse sentido que ela funciona numa leitura cartomântica.

Claro que ela também pode indicar coisas bem menos comprometedoras como um simples passeio, uma caminhada à beira mar, passear percorrendo os corredores de um shopping center, uma viagem curta do tipo ir até a cidade vizinha ou visitar alguém que mora no campo. Pode também estar fazendo referência a alguns instrumentos tipo mapas, GPS, bússola.

Mas, grande parte das vezes, o que a lâmina dos CAMINHOS simboliza é a nossa hesitação em ter que assumir algo ou alguém, nosso vacilo e a necessidade de termos mais discernimento, uma nova oportunidade que deveríamos nos proporcional, um Plano B que deveríamos ter de reserva (caso resolva chover bem no dia daquela festa ao ar livre que você vem preparando...), uma "rota de fuga" no caso daquele coquetel da empresa ao qual você é obrigado ir esteja ainda mais chato do que costuma ser.
Compartilhar, repartir, separar, divorciar são verbos que exprimem a questão das "possibilidades" que a carta 22 do Baralho Lenormand tão bem simboliza. E, se ampliarmos um pouco mais a gama de significados expressa por eles (os verbos), vamos chegar a conceitos como infidelidade, vida dupla, dupla jornada de trabalho, dupla personalidade, servir de mediador, assumir muitas responsabilidades, bissexualidade, agir independentemente.

Muito parecida com a interpretação mais comum do Arcano VII do Tarot, a Carruagem (ou Carro, como preferirem), a carta dos CAMINHOS pode aparecer como um conselho para que o Consulente (ou quem for o tema da leitura) assuma o controle da própria vida, que tome uma decisão e "bote o pé" na estrada, mas sempre examinando os riscos e as consequências antes de agir. Mas outros "conselhos" podem ser obtidos através da leitura atenta do jogo, considerando-se a questão inicial e as cartas próximas: não ficar preso a uma mas considerar todas as opções; levar em consideração a possibilidade de haver risco de se perder num lugar (situação, trabalho, grupo, etc) desconhecido; estar atento para identificar se não está na hora de seguir(em) rumos diferentes; por mais complexa que a situação possa parecer tentar sempre encontrar uma saída.

Mais antigamente essa carta dos CAMINHOS era vista como uma dos maiores sinais de perigo, de crise iminente, de dificuldades e problemas de longa duração, desde que estivesse próxima à carta das NUVENS. Os antigos manuais instruíam o Cartomante a entender essa combinação como um "sério problema pois a escolha será sempre dolorosa e sofrida, e eles (os problemas) continuarão por um tempo indeterminado".

O Conselho da ONU, da UNESCO, o parlamento da União Europeia, secretárias bilíngues, pessoas poliglotas, tradutores, intérpretes, guias, controladores de tráfego, árbitros de jogos, juízes togados, gerentes de administração de crises nas empresas, diplomatas, mediadores, especialistas de todas as áreas, geógrafos, cartógrafos, desportistas que praticam trilha, prestadores de serviços gerais e motoristas são algumas das profissões, organizações ou qualificações que também podem ser identificadas e/ou recomendadas por essa carta.

Chega sempre o momento, na vida, em que temos que "descer do muro", fazer uma escolha, seguir numa direção e é até natural que fiquemos indecisos, hesitantes, inseguros nessas ocasiões, A ansiedade parece tomar conta, diminuindo a nossa capacidade de discernimento, de avaliação, de julgamento e todas as alternativas, todas as possibilidades parecem terem se transformado num grande emaranhado, num verdadeiro labirinto de onde buscamos, mas não encontramos a saída. Nessas horas vale buscar uma 2ª opinião (coisa de CAMINHOS), um especialista no assunto (CAMINHOS, novamente!) que possa avaliar nossas opções (CAMINHOS!) e emitir um parecer,uma decisão (olha aí, CAMINHOS mais uma vez...). Depois disso, é só decidir (outra vez!!!) finalmente se você considera (olha aí! Carta 22 na área) a opção (.... nem vou escrever pois vocês também já sabem) proposta por essa fonte, essa pessoa, esse profissional, a que melhor atenderia às suas expectativas e poderia lhe proporcionar os resultados pretendidos.
Senão, é só começar a ponderar tudo. Novamente!

P.S.: Propositalmente, escolhi não mencionar a palavra Destino ao me referir, no texto acima, a essa carta. Penso que o/a Consulente não quer, não busca e nem merece uma resposta tão vaga, tão obscura, tão fácil de ser dada especialmente quando não consigo, como um aprendiz de intérprete dessas cartas, decodificá-las melhor e lhe dizer algo mais objetivo, mais prático, algo com o que ele/ela possa e consiga lidar. Destino, muitas vezes numa leitura, soa como puro conformismo: "Não há o que possa ser feito, é o seu destino. Aceita que dói menos!" Destino é, sem dúvida, algo que me parece totalmente contrário a uma coisa fantástica chamada "livre arbítrio". Excetuando-se a Morte (que sabemos com toda a certeza que um dia, não sabemos quando, chegará), o demais pode ser manipulado (talvez não inteiramente modificado) para melhor se adequar à Vida que desejamos e merecemos levar.

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

 Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias sociais:

 Snapchat: CARTASLENORMAND

 Periscope: ALEXTAROLOGO

 Snapchat: TAROTEANDO

 Facebook: http://ift.tt/1kFaVgD

 Blog: http://ift.tt/1lINTpT

 YouTube: http://ift.tt/1kFaXVI

 #alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo

Um comentário:

  1. Perguntei como um garoto me vê... Saiu foice, caminhos, lua e criança. Pode me ajudar com a interpretação?

    ResponderExcluir