sexta-feira, 8 de maio de 2020

"Oráculo das 13 Ciganas": unboxing e comentário

          


Karla Souza é a autora de um interessante oráculo chamado "Oráculo das 13 Ciganas"
Esse "Oráculo das 13 Ciganas" acompanha o "Bluma Kalin Lenormand" um deck do sistema Lenormand criado por Carla Pinto de Oliveira e também ilustrado por Karla Souza, mas é um produto diferente, com um sistema de jogo e interpretação diferente, pois é um oráculo muito mais flexível e que muito me agrada não apenas pelas suas possibilidades oraculares únicas, mas como um excelente exercício de desenvolvimento da intuição e de uma maior fluidez e segurança na leitura combinatória de cartas de qualquer oráculo.
Explico-me: há oráculos, como o Tarot, o Kipper, o Lenormand, as Sibillas, para citar alguns mais conhecidos que se restringem a um sistema próprio, criado, estabelecido, divulgado e popularizado com o passar dos anos. Nesses sistemas o número oficial de cartas é sempre o mesmo (Tarot, com 78, Lenormand e Kipper, com 36, as Sibillas com, normalmente, 52 cartas) e os símbolos de cada sistema são sempre os mesmos, com os mesmos significados.
Outros oráculos, principalmente os mais contemporâneos, "apostam" em símbolos, signos, sigilos, figuras, imagens as mais diversas e , muitas vezes, deixando para o Cartomante, o Estudante, o Curioso, o Pesquisador, etc, dar significado, ou mesmo resignificar, cada carta, cada lâmina.
Eu, pessoalmente, cujo aprendizado foi 90% autodidata, me utilizo com muita frequência desses oráculos para desenvolver a intuição, para sair do "lugar comum" e das viciosas e viciantes "palavras-chave" que podem acabar interferindo (mal) as leituras dos oráculos mais conhecidos.
Percebi em mim (o que não significa ser uma regra, algo que irá acontecer com muitos ou com todos) que meu vocabulário de possíveis significados dos Arcanos no Tarot, ou dos símbolos no Lenormand, e cenas no Kipper e Sibillas, ficava limitado, reduzido, repetitivo. Passei a fazer um "detox" com dezenas de oráculo muito menos conhecidos mas, nem por isso, menos interessantes ou assertivos.
Continuo a utilizar oráculos como este "Das 13 Ciganas" em busca de "clarear" meu olhar sobre as figuras, renovar meu repertório de possíveis definições e fomentar minha intuição e, creio estar obtendo os resultados pretendidos.
Acompanha um livreto, escrito por Carla Pinto de Oliveira, onde ela traduz as intenções da cartomante Karla Souza e dá nome a cada carta além de algumas sugestões de possíveis definições da mesma. Recomendo ler com atenção e, se necessário for, fazer uma anotação na própria carta para lembrar o significado que a autora sugere. Mas use a sua liberdade criativa, a sua capacidade intuitiva, a sua inspiração para decodificar as imagens, com suas formas e cores específicas em cada lâmina, para atribuir a elas os SEUS próprios significados.
Experimente!

Nome: ORÁCULO DAS 13 CIGANAS
Autora: Karla Souza
Ilustração:  Karla Souza
Manual de Uso:  Carla Souza de Oliveira
Editora  www.falandolenormandes.com.br

Um comentário:

  1. Boa noite, obrigado por disponibilizar todo esse conhecimento, além de todos os esclarecimentos de cada carta, cuja beleza é informação é imensa, do fundo da alma: Obrigado!!!

    ResponderExcluir