terça-feira, 5 de maio de 2020

"Bluma Kalin - Uma Visão do Caminho": unboxing e comentário

           


É uma enorme satisfação poder conhecer mais um deck de Lenormand e poder comprovar como, em menos de uma década, o fabrico de baralhos para fins oraculares progrediu atingindo um patamar de excelência comparável a muitos produtos similares criados e confeccionados em diversas partes do mundo.
Isso implica dizer que todos esses pioneiros nacionais, que sofreram as agruras de não encontrar por aqui gráficas que fizessem tiragens menores, mais limitadas com material (papel, tintas, vernizes, máquinas de corte e dobradura, etc) que pudesse garantir não apenas a beleza do produto, mas o seu prazer táctil e a sua durabilidade.
Recebi, muito recentemente, um presente da cartomante, professora, ilustradora, conferencista, escritora, criadora e produtora de dezenas de decks oraculares, esse "Bluma Kalin - Uma Visão do Caminho" de autoria da Carla Pinto de Oliveira e com ilustrações da própria Karla..
É o que eu chamaria de um deck clássico do sistema Lenormand com 2 "novidades", por assim dizer: uma carta extra, "Paus e Pedras" para substituir a original,"Trevos",  caso o Cartomante ou o Estudante desejar. Uma segunda carta "extra" não tem nenhuma ilustração significativa, símbolo, uma imagem, uma figura. Nesse espaço vazio a Cartomante poderá, se assim o desejar ou perceber a necessidade, adicionar uma ilustração de sua própria autoria que porventura possa colaborar nas suas jogadas, nos seus métodos de tiragem, ou como Significador. Isso pode ser feito com um desenho, pintura, colagem, .
Diferente da enorme maioria de decks Lenormand encontrados no mercado, esse tem o tamanho de uma carta normal de Tarot, o que permite, especialmente para pessoas como eu com dificuldades relacionadas à visão, uma melhor visualização de cada carta em todos os seus elaborados detalhes.
A qualidade gráfica deste deck é ótima o que valoriza o trabalho de suas criadoras. Um pequeno livreto, ou manual de uso, acompanha contendo, além de 2 métodos de tiragem, várias palavras-chave descrevendo cada carta e mais comentários da autora.
Incluído na caixa-papelão estampado que contém o deck "Bluma Kalin" veio incluído um deck do "Oráculo das 13 Ciganas" de autoria de Karla Souza.

Nome: BLUMA KALIN LENORMAND - UMA VISÃO DO CAMINHO
Autora: Carla Pinto de Oliveira
Ilustradora:  Karla Souza
Editora:  www.falandolenormandes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário