terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A ÂNCORA


Difícil imaginar viver sem um lugar que pudéssemos chamar de "nosso", sem ter para onde ou para quem voltar. Desconhecer um porto seguro onde possa se sentir protegido e amparado.
Difícil imaginar viver sem acreditar em nada, sem confiar em ninguém, sem ter nenhum tipo de segurança, seja material, emocional ou espiritual.
Difícil viver sem ter um ideal, um projeto, um trabalho a realizar, sem nenhuma aspiração, sem nenhuma vontade.
Difícil, muito difícil, viver sem esperança...

A ÂNCORA, carta de número 35 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano) é o símbolo de tudo o que nos equilibra e nos dá estabilidade. Exatamente por isso é que muitos cartomantes a veem como a carta que define o trabalho, a profissão, pois é na nossa ocupação principal que obtemos os recursos (dinheiro, reconhecimento, tranquilidade) que nos permitem criar as bases, estruturar os aspectos materiais da vida.

Essa carta nos fala de firmeza de caráter, de devoção a uma causa, de uma relação segura e estável, de força de vontade para atingir os objetivos. É permanecer firme em seus propósitos, leal aos seus princípios, inflexível diante das ameaças, determinado no cumprimento dos seus compromissos, corajoso e tenaz na superação das dificuldades, sincero e confiável em suas opiniões.

Quando em conjunto com cartas menos favoráveis, a ÂNCORA acusa uma dificuldade enorme em seguir em frente, em desapegar-se do que for necessário para o progresso pessoal. É quem se repete, que não renova, fica estacionado no tempo, no espaço e nas mesmas estruturas de pensamento. É o exemplo clássico do conservadorismo rançoso, de quem se apega à idéias ultrapassadas ou é vítima de crendices, superstições e movimentos religiosos radicais. É quem fica vivendo uma situação que já está extinta, persistindo na manutenção de um status que não mais possui, agarrado a um estilo de vida que não condiz com sua realidade e nem como o momento presente. Revela, também, pessoas teimosas, cuja insistência ultrapassa os limites do bom senso e da educação ou, então, aquelas cuja insegurança material ou emocional é percebida através da possessividade doentia. 
As dependências resultantes de carências, de insegurança, de baixa autoestima, bem como as de substâncias e todas as formas de vícios podem ser representados por esta carta. Pessoas que se auto-boicotam, criando inconscientemente ou deliberadamente dificuldades, situações impedidoras, bloqueadoras, evitando assim que atinjam seus próprios objetivos, podem ser sinalizadas numa leitura, desde que esse seja o tema da mesma e esteja acompanhada de cartas confirmadoras.
Num aspecto mais hilário, os acompanhantes indesejados, aqueles que servem de "vela", os "empata f...", também se encaixam muito bem na representação simbólica de "peso", de "grude", de "papagaio de pirata", de "chiclete" desta carta.

Podemos, também, relacionar a figura da ÂNCORA a estacionamentos, portos, ancoradouros, marina, praia, costa, enseada, Escola Naval, Marinha, ganchos, pesos de papel, anilhas, alteres e demais pesos usados em academias de musculação.

E, quando as Nuvens escuras encobrem o Sol e ameaçam roubar nossa autoconfiança, nossa Fé, nos resta o mais confiável e eficaz de todos os remédios, de todas as nossas armas de combate: a Esperança, essa que é "a última que morre", que está fincada no mais fundo da alma de todos nós e que nuca se cansa de nos repetir:

"Você pode!",  "Não pare agora!", "Lute contra suas dúvidas!",  "Confie!", "Persista!"

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

  Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias sociais:

 Snapchat: CARTASLENORMAND

 Periscope: ALEXTAROLOGO

 Snapchat: TAROTEANDO

 Facebook: http://ift.tt/1kFaVgD

 Blog: http://ift.tt/1lINTpT

 YouTube: http://ift.tt/1kFaXVI

 #alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo#baralholenormand #lenormand #cigano #cartaslenormand

3 comentários:

  1. Ola Alex!!
    Seu texto hoje foi um bálsamo para meu dia. Ontem estava assim: a palavra esperança faltando no meu vocabulário. Algumas decepções com amigos, familiares e alguns eventos trouxeram o sentimento a tona. Tão difícil viver isso e ter a certeza que a caminhada é solitária. Mas devemos acreditar que o lado positivo da ancora chegará e com ela dias bem mais felizes, mesmo com o céu de nuvens encobrindo o sol nosso de cada dia. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Amado Príncipe e Meu Mestre de Baralho Cigano, com suas preciosas postagem já começo a me sentir segura e me aventurar a ler na leitura das cartas para minha orientação pessoal. Mas notei que você você está chegando a carta de número 36, última carta, sem ter abordado ainda as de números 28 e 29, estou aguardando por elas, por favor não deixe de publicá-las aqui nesse "http://petitlenormand.blogspot.com.br/", bjus da aluna e admiradora. Rosa Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Mestra querida e amiga amada:
      é verdade, não escrevi e nem irei escrever sobre as cartas 28 e 29 pois sobre elas não há realmente muito a dizer: são a representação do/a Consulente, ou então, podem ser "magnetizadas" ou consideradas (num determinado jogo) como uma certa pessoa sobre quem se está lendo.
      O Homem e a Mulher representam as possibilidades mais comuns de parcerias amorosas, mas hoje em dia o mercado já dispõe de diversos decks que trazem mais lâminas de casais para que se possa atender aos casais homossexuais, de origem étnicas ou condições sociais diferentes permitindo assim ampliar as possibilidades de escolhas (uma mulher que está entre 2 homens, por exemplo, teria 2 cartas com homens para representa-los).
      Essas cartas só descrevem fisicamente, moral e socialmente alguém (seu papel social, seu estilo de vida, etc) quando interpretadas junto às cartas vizinhas. Por exemplo: "Homem + Torre" poderia ser interpretado como: homem alto (fisicamente); homem solitário ou recluso (maneira de ser); homem importante (papel social), egocentrico (aspectos psicológicos), etc, etc.
      Como eu não vou, nesta etapa do blog, dar meus "palpites" sobre as combinações de cartas (pretendo faze-lo no futuro), essas 2 lâminas, lidas sozinhas, fora de uma tiragem, acabam sendo muito pouco inspiradoras.
      Um beijo enorme e muito carinhoso deste seu eterno aluno e o mais fiel dos admiradores!

      Excluir