sexta-feira, 29 de novembro de 2019

"Le Carte della Fortuna": unboxing e comentário

           Esse deck 56 cartas (52 oraculares e 4 para representar Consulentes)  italianas deve ser enquadrado entre as diversas versões das Sibillas.
Desenhado por Sergio Ruffolo num estivo bastante leve, de traços finos e delicados, porém bastante expressivos, essas cartas primam pela qualidade do trabalho artístico do seu criador.
A Sibilla é um oráculo que pode ser facilmente utilizado baseando-se quase que tão somente na intuição. Suas figuras são "cênicas", ou seja, reproduzem situações e personagens como se fosse um fragmento da realidade, uma foto de ação congelada no tempo. Suas cartas não trazem apenas símbolos ou figuras arquetípicas, mas pequenas cenas domésticas em que os personagens representam seus papéis sejam em encontros, em reuniões, em em conversas, festas, em situações de isolamento, etc.
Acompanha o deck um pequeno livreto (escrito apenas m italiano, com instruções de como e onde ler as cartas e alguns esquemas de jogo. Nenhuma explicação sobre o significado, ou palavras-chave, das cartas.
Comprei de um colecionador e o deck já havia sido usado, creio que em muitas ocasiões.

Deck: LE CARTE DELLA FORTUNA
Autor: Sergio Ruffolo
Editora: Miralanza

sábado, 23 de novembro de 2019

Carta do Dia: TREVO

             


Um golpe de sorte, algo inelucro, sperado e satisfatório que nos acontece, um acontecimento feliz, uma surpresa agradável, lucro, alegria e sorte, costumam ser as palavras-chave que melhor definem a carta n.2 do Baralho Lenormand, o TREVO.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Carta do Dia: a LUA

             


Oscilações de humor, a inconstância, o sentimentalismo, intuição aguçada e um apelo para o esoterismo podem, também, serem atribuídos à carta da LUA, no baralho lenormand.
É, també,.uma carta considerada por muitos como a carta do trabalho, no baralho Lenormand, visto que ela simboliza, entre tantas outras possibilidades, a fama, o sucesso, as honras e glórias conquistadas através do próprio esforço.
Deck: "Coração Lenormand", criado por Diego de Carvalho.

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Comentário sobre a Carta 23 do Lenormand: o RATO

          


A carta do RATO, no baralho Lenormand, é como todas as demais cartas, plena de possíveis significados, simbolismos e possibilidades interpretativas.
Neste vídeo procuro expor algumas das minhas opiniões a respeito, acrescentando outras possibilidades de reflexão sobre essa lâmina, compilação de leituras de diversos autores e, também, o resultado das minhas próprias experiências em tiragens.
Aproveito para deixar aqui uma lista de possíveis palavras-chave que, talvez, possam colaborar na melhor compreensão dessa lâmina.
Palavras-chave:
estragar, inutilizar, destruir, corromper, corroer, erodir, vandalizar, deturpar, desfigurar, falsificar, plagiar, mentir, diminuir, esvaziar, vencer o prazo de validade, ter ou causar gastos inesperados e prejuízos, ser multado, ter contas a pagar, ter dificuldades financeiras, sofrer privações, viver miseravelmente, desperdiçar, perder tempo, sujar, falta de higiene, roubo, furto, assalto, subtrair, perder, ladrão, pessoa aproveitadora, tirar proveito, abusar, acumular, decadência, doença, praga, epidemias, lixo, virus, parasita, mágoa, estresse, tensão, preocupação, nervosismo, esquecimento, perda de memória, Alzheimer,
Aspectos positivos: poupar para importantes gastos futuros, ser previdente, estar atento aos mínimos detalhes. Trabalho em grupo; operadores de uma linha de produção; times e equipes;

Carta do Dia: RATOS

             


Roubo, furto, doença, perdas, destruição, quadrilha, grupo de trabalho, time, multiplicação, fertilidade, estresse, agitação, impaciência, e muito mais palavras-chave podem ser atribuidas à carta 23 do Baralho Lenormand, os RATOS.
Deck:  "Judith Bartschi Lenormand", criado por Judith Bartschi.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

"Mirror Truth Lenormand": unboxing e comentário

Silvia Anne-Marie Neitzner é alemã e autora desse deck, MIRROR TRUTH LENORMAND, que tem como seu maior apelo a qualidade gráfica de suas cartas.
São 36 lâminas, um pouco maiores do que as que estamos acostumados nos baralhos do sistema Lenormand, acondicionados numa prática e sólida caixinha e acompanhados de um livreto com 97 páginas de comentários sobre cada uma das cartas.
Aliás, o texto do livreto/manual é um dos pontos principais desse material, pois ultrapassa, e muito, as muito comuns e repetitivas palavras-chaves normalmente listadas. Ela (a Autora) não deixa de citar o óbvio, mas amplia as possibilidades interpretativas acrescentando alguns outros estímulos, ou "olhares', na sua redação.
As imagens, que são classificadas pela própria Silvia como "modernas" podem oferecer alguma dificuldade de "leitura", de visualização num primeiro momento, devido às suas formas, técnica e uso de uma linguagem mais expressionista. Mas nada que, depois de alguns minutos possa atrapalhar ou deixar inseguro quem se utiliza desse deck.
O toque luxuoso está no verniz (penso que é até um pouco excessivo, mas isso é uma preferência minha) que recobre as lâminas e na folha de ouro que doura as arestas das cartas.
Na sua estrutura, é um baralho Lenormand clássico, com as 36 cartas regulares, numeradas e com os naipes (os quais achei difíceis de serem identificados, mas levem em consideração que eu tenho um sério problema ocular.).
Deck:  MIRROR TRUTH LENORMAND
Autora: SILVIA ANNE-MARIE NEITZENER
Editora: REDFeather

Carta do Dia: LIRIO

             


O LÏRIO costuma ser vistos como flor alva e elegante, podendo, portanto, ser interpretado omo uma arta que se refere à idade avançada, aos lanços e heranças de família, às memórias guardadas em velhos albuns de fotos e recortes, em conversas evocativas de fatos e personagens do passado.

Deck:  "Tea Time Lenormand", criado por Twokoimoon

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Carta do Dia: CAIXÃO

              Algo que termina, algo que acaba, algo que se extingue, algo que desaparece da nossa vista podem ser expressões que definem, mediante o tema da tiragem, a carta do CAIXÃO. Lembranças, memórias, o nosso próprio inconsciente, a saudade, podem também ser representados por essa carta. Deck: Ünder the Roses Lenormand", criado por Kendra Hurteau

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Carta do Dia: TORRE

A TORRE, no Baralho Lenormand, pode significar estabilidade, firmeza, longevidade, vigilância, refúgio, edifício, burocracia, governo, ego, orgulho, preconceito, sistemas religiosos, egoísmo, ambição e muito mais, dependendo sempre do tema da consulta.
Deck:  "Alternate Realities Lenormand", criado por Jeri Totten.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

"New Tarot Lenormand Vintage Style Oracle": unboxing e comentário

           


Os decks de cartas oraculares originários da Rússia (ou de países que faziam parte da antiga URSS) que eu conheço não possuem, em sua maioria, uma grande qualidade gráfica.
Se as imagens são normalmente belas, clássicas, o suporte (papel e impressão) costuma ser bem inferior se comparados com o s produzidos na China, nos EUA e na maioria dos países europeus. A qualidade desse, cujo unboxing acabo de fazer, não é diferente: lembra muito a gramatura do papel, a laminação num dos lados apenas, uma caixa-embalagem de baixa qualidade, etc.
Sáo, na verdade, 2 decks de cartas com 36 imagens cada e mais algumas extras para o Homem, a Mulher e a Criança. Qual a finalidade de serem 2 decks Lenormand numa única embalagem? Bom, não saberia responder ou justificar com certeza ou precisão, mas pode ser que um dos 2 decks (o de bordas lilás ou róseas, parece ter imagens um pouco diferenciadas, como, por exemplo, a FOICE que, nesse segundo conjunto de cartas parece se referir à ideia do Tempo (combinando a Foice com uma ampulheta). O URSO, também no segundo deck, parece muito mais ameaçador que o no primeiro.
São imagens que parecem terem sido extraídas de pinturas bem acadêmicas e um tanto quanto rebuscadas. São bonitas? Sim, penso que o sejam e que cumprem bem o papel de serem informativas e, ao mesmo tempo, agradáveis de serem vistas.
Mas creio que o consumidor da atualidade está cada vez mais criterioso a respeito da qualidade do material que adquire e, no caso de cartas de barlho (sejam oraculares ou não) existe um parâmetro muito elevado já estabelecido. Nesse sentido (e somente nesse) esse deck Russo naufraga. Não que seu material seja péssimo, pois não é e já vi e adquiri piores ao longo dos anos, mas não se compara com o que existe atualmente no mercado, tanto o produzido por grandes e renomadas empresas gráficas, como por pequenos produtores autônomos.
De qualquer forma são dois decks completos pelo preço de um e, como já mencionei acima, as imagens são bastante bonitas.
Se lhe interessar, basta fazer um Google e realizar uma boa busca no site da Etsy e procurar pela loja virtual SergejShop e o nome do deck é NEW TAROT LERNOMAND VINTAGE STYLE ORACLE.

sábado, 9 de novembro de 2019

Carta do Dia: ÁRVORE

            


Representa a força vital, a energia da Natureza, os processos de desenvolvimento lento porém contínuo, além da saúde, das curas, dos produtos orgânicos, etc.
A ÁRVORE também pode representar a família, a ancestralidade, nossa genealogia, nossas raízes.
O aspecto que possívelmente ter de negativo é a questão do tempo pois seus processos são lentos, entediante, bastante monótonos.

Deck: "Art Nouveau Oracle", editado por Lo Scarabeo.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

"Masterworks Lenormand": unboxing e comentário

             


Esta é a terceira edição desse deck de cartas do sistema Lenormand criado por Sue Gale e editado pela Game Crafter, uma empresa norte americana especializada em produzir jogos de diversos tipos, inclusive os de "azar" e os oraculares. De boa qualidade (boa, mas não excepcional), as cartas possuem imagens de fácil reconhecimento e leitura, toas inspiradas em quadros de alguns dos períodos da História da Arte. São 52 cartas no total, sendo que 5 representando a Mulher (Carta 29 e 5 o Homem (Carta 28). Há 3 versões para as cartas do "melhor amigo do homem" (Carta 18), para a Casa (Carta 4) e para a Criança (Carta 13). A Cobra/Serpente (Carta 7) e os Pássaros (Carta 12) mereceram apenas 2 versões. Penso que, na prática, nada disso é necessário, mas é uma maneira do/da Cartomante costumizar seu deck com lâminas que lhe "falem" mais aos sentidos e à intuição. Deck: MASTERWORKS LENORMAND 3rd EDITION Autora: Sue Gale Editora: Gamecrafter (basta pesquisar no Google para encontrar o site).

Carta do Dia: ANEL

            


Símbolo de união, de parceria, de compromisso, o ANEL, carta n. 25 do baralho Lenormand, nos fala dessas "ligações" ou "uniões" afetivas, fraternais, de negócios ou de interesses comuns entre as pessoas.
Deck:  "Postcards from my lover Lenormand",  criado e publicado por Tarot by Seven

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Carta do Diua: LIVRO

A carta do LIVRO, no baralho Lenormand, nos fala do conhecimento, da aprendizagem, da busca pelo saber, em todos os níveis.
Representa o livro, como objeto físico ou digital, representa editoras, livrarias, bibliotecas, centros de pesquisa. Pode significar documentos de grande importância e diários. Até mesmo um deck de cartas e oráculo pode ser representado pelo LIVRO, visto ser um instrumento (o deck) que nos revela possibilidades e situações muitas vezes por nós desconhecidas.
O LIVRO, quando fechado, pode significar segredos, informações ou conhecimentos ocultos.

Deck: "Viona's Lenormand", publicado por Uitgeverij Shors (NE)