quinta-feira, 30 de abril de 2020

"Turned Earth Little Lenormand - a Midwest Narrative": unboxing e comentário

            


TURNED EARTH LITTLE LENORMAND  tem as clássicas 36 imagens-símbolos do Petit Lenormand com 2 honrosas exceções: as cartas de números 28 e 29, o Homem e a Mulher, onde inexistem imagens de figuras humanas e, substituindo-as, ambientes de trabalho: um com características mais masculinas e outro, mais femininas. Isso porque, segundo seu autor, ele deseja não representar o masculino e o feminino, ou seja, caracterizar a questão de gênero com aparências estereotipadas, mas, sugerindo atividades (trabalho, lazer, comportamento, etc) com o que o Consulente melhor se identifique como ser humano, seus gostos, paixões e preferências.
Qualidade normal de papel e impressão das cartas, com uma linguagem gráfica mais inovadora, mais contemporânea, mantendo excelente legibilidade.

Deck: TURNED EARTH LITTLE LENORMAND - A MIDWEST NARRATIVE
Autor: Lewis Lain
Site: www.lewislain.com

quarta-feira, 29 de abril de 2020

"Caveira Lenormand": unboxing e comentário

          


A imagem da caveira, ou melhor, do crâneo do esqueleto, já há algum tempo ilustra de capas de cadernos escolares de adolescentes à roupas, de capas de livros e CDs a cartazes de filmes, de joias à cartas de baralhos oraculares, entre tantos outros bens de consumo.
Um dos decks de Tarot de maior vendagem entre 2017 e 2019 foi o "Santa Muerte", inspirado numa iconografia ligada ao famoso e tradicional Dia de los Muertos, no México.
Essa representação da morte e, mais especialmente, da Verdade, daquilo que não usa de artifícios, de disfarces, de adereços mas é a verdade, a realidade na sua expressão mais "nua e crua", se me permitirem dizer, parece ter caído no gosto comum e deixado de ser um síbolo de medo, de terror e, até, da própria morte.
O "Caveira Lenormand", criado por Paulo Kalegari e ilustrado pela multi talentosa Karla Souza, é mais um produto com muito boa qualidade e disponível no mercado, que se utiliza da "caveira" para criação de um "clima" gótico nas 36 cartas desse deck.
Privilegiando a cor preta como fundo das cartas, que são sem bordas definidas, imagens de belo colorido e elaborada composição ilustram essas cartas que têm a mesma qualidade gráfica (papel, corte, acabamento, impressão) que ilustram as cartas no tamanho mais comum usado nos decks Lenormand e acondicionados numa bonita caixa de papelão estampado, tipo envelope. Não acompanha nenhum livreto ou manual de instrução. Uma carta extra, o Gato, foi acrescentada ao conjunto tradicional para permitir que o cartomante opte entre ela e a carta do Cão (carta 18). Não posso afirmar que seja uma tendência atual essa opção para a carta que costuma representar a fidelidade, a confiança, a amizade sincera, visto que conheço somente mais um deck nacional com esse possibilidade de troca de simbolismo. Mas, evidentemente e com absoluta certeza, não conheço nem uma pequena parcela do que existe e, muito menos possíveis "trocas" devido a algumas "escolas" de interpretação. Podem me chamar de retrógado, mas ainda (posso mudar, um dia...) prefiro adotar a iconografia e a simbologia original, da época da criação desse oráculo.

Nome:  CAVEIRA LENORMAND
Autor:  Paulo Kalegari
Ilustração:  Karla Souza
Editado por www.falandolenormandes.com.b

segunda-feira, 27 de abril de 2020

"Madalena Lenormand": unboxing e comentário

            

Karla Souza e seu site www.falandonormandes.com.br está se tornando, muito rapidamente, uma "casa editora" de produtos relacionados a diversos sistemas oraculares, incluindo, decks, manuais, livros, cursos, palestras, etc.
O "Madalena Lenormandes" é um excelente exemplo desse trabalho e vem somar com outros produtos produzidos e editados voltados a um público cada vez maior e mais exigente de cartomantes, estudantes, pesquisadores e interessados no estudo e prática da Cartomancia.
Criado por Danielle Freitas (@danifreitasth), com arte de Karla Souza, esse deck se constitui de 40 cartas (4 são alternativas para Trevos, Pássaros, Cão e Lua) com ilustrações bastante claras, facilmente reconhecíveis, em material gráfico de ótima qualidade: as cartas são impressas em papel de boa gramatura, firmes, resistentes, porém flexíveis para o manuseio e o embaralhar, no tamanho comum dos decks Lenormand, numeradas, nominadas (o nome da carta) e o símbolo da carta de naipe associada.
Acompanha um pequeno livreto/manual onde Dani Freitas conta sua relação com a figura da cigana Madalena que ela relaciona com uma "curadora das feridas emocionais acumuladas durante muito tempo". É, enfim, uma representação do Amor em seu estado mais puro e do Sagrado Feminino.
Para quem gosta de estudar e/ou trabalhar com um deck que reúne beleza e qualidade, o "Madalena Lenormand" é, certamente, uma excelente pedida

Nome:  MADALENA LENORMAND