quinta-feira, 21 de setembro de 2017

"Viona's Lenormand": unboxing e comentário


Viona ielegems é uma fotógrafa e diretora de arte holandesa (no vídeo eu comento que não sei se ela é alemã, ou não, visto que os títulos das cartas não estão escritos em alemão. Enfim, estão escritos em holandês) e criadora desse VIONA'S LENORMAND.
Fotografias bastante simples, muito nítidas, com pouca alteração digital (que não compromete a leitura das mesmas) é a base desse seu deck de cartas do sistema Lenormand. As cartas, de tamanho poker, são de excelente qualidade material e muito bem impressas.
Apresentam, além da figura referente a cada carta (de 1 a 36), a pequena inserção da carta de naipe correspondente, o numeral, o título e uma pequena frase (em holandês!). Vem acondicionado numa caixa, tipo envelope, de papelão estampado e acompanha um pequeno manual de uso escrito, também, em holandês.
É um baralho bastante tradicional em sua concepção e, exatamente por isso, será muito apreciado por estudantes de cartomancia e até o cartomante mais experiente.
Nome: VIONA'S LENORMAND
Autora: Viona ielegems (com "i" minúsculo mesmo)
Loja: VionaArt (no site www.etsy.com)

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

"Schimid Lenormand": unboxing e comentário


Basicamente, o conteúdo do site www.gameofhopelenormand.com é formado por réplicas de originais adquiridos por Lauren Forestell, sua proprietária, em leilões e de coleções particulares. O que a empresa virtual dessa senhora faz é recuperar, digitalmente, os decks antigos, fora de circulação e de catálogo dar-lhes vida nova através de um bastante minucioso trabalho gráfico. Como neste "Schmid Lenormand" (impresso em 1950 aprox.), quase a maioria dos decks desse site não trazem a figura de naipe como um "insert" nas cartas, o que pode ajudar bastante a entender como, na Europa, os cartomantes que usavam o Lenormand adotavam ou não, a leitura secundária ou complementar fornecida pelos naipes. Como qualidade de papel e de impressão, o deck é muito bom, praticamente nada deixando a dever às grandes casas editoras como a A.G.Müller, Lo Scarabeo ou U.S.Games. As imagens são réplicas fotográficas, digitalmente corrigidas e/ou recuperadas (quando necessário) de cartas originais, nem sempre em seu melhor estado de conservação ou, mesmo, de impressão. Portanto há de se esperar manchas, cores saturadas, contrastes acentuados e uma estética que muitos de nós pode não apreciar. Mas, para o colecionador e, mesmo, para um designer, tudo isso adquire uma importância muito grande pois é através desse olhar para o passado "real" (não aquele "maquiado" por novas tecnologias de impressão e criados recentemente para atender a um gosto particular e passarem-se por "antigos") que podemos encontrar novas referências e perceber detalhes muitas vezes faltantes ou obscuros em decks mais atuais. A maioria dos decks vendidos no site mencionado têm inscrições em alemão, o que pode ser um empecilho para quem, como eu, não lê ou escreve nesse idioma, superável, porém, com muita paciência e o uso de dicionário. As cartas vêm embaladas em uma pequena bolsa de veludo e não acompanha nenhum tipo de informação extra. Apenas as cartas 28 e 29 têm seus "duplos" e uma carta "de topo" foi acrescida reproduzindo o frontispício da embalagem original.

Deck: SCHMID LENORMAND (c. 1950)
Impresso: Editora Schmid
Site: www.gameofhopelenormand.com

sábado, 26 de agosto de 2017

"Rana George Lenormand": unboxing e comentário


Rana George, de origem libanesa (desculpem, mas no vídeo eu digo que ela é egípcia. Não é.), é famosa por sua personalidade "flamboyant" e por seu livro, "The Essential Lenormand", publicado em 2014 e considerado um dos melhores livros sobre o método Lenormand.
Agora, em 2017, Rana George surpreende o mercado, para a alegria dos seus admiradores, colecionadores e cartomantes, com seu "Rana George Lenormand", um deck com 42 cartas (36 regulares, 2 para casais do mesmo gênero, e 4 cartas adicionais que têm a finalidade de ampliar a experiência da leitura, caso o Cartomante deseje. São elas: o Espírito, o Queimador de Incenso, a Cama e o Mercado.
Um livro com mais de 140 páginas acompanha o deck, que é acondicionado numa pequena caixa com fechamento a imã.
As cartas têm o tamanho considerado comum ou normal para o Lenormand (Poker) e possuem belíssimas ilustrações com características, locações, cenários e objetos de origem libanesa.
O dourado metálico é usado profusamente, tanto na frente quanto no verso das cartas, em delicados arabescos e o colorido, ainda que intenso, é bastante elegante e agradável aos olhos do observador.
Acredito que será um sucesso de vendas pois tem tudo para satisfazer o Cartomante: qualidade de papel, de impressão, de imagem (fácil leitura), detalhes atraentes e enriquecedores (filigranas douradas), uma excelente embalagem e, sobretudo, a grife de uma das Cartomantes mais conhecidas, especialmente pelo seu uso constante das mídias sociais.
"Rana George Lenormand" é, na minha opinião, um lindo baralho!

Nome: RANA GEORGE LENORMAND
Autora: Rana George
Artista: Callie L. French
Editora: U.S. Games
Adquirido por mim no site da Amazon (www.amazon.com)

domingo, 13 de agosto de 2017

Imagens e palavras-chaves juntas: decks de cartas para estudantes


Existe, no mercado, uma pequena, mas expressiva, quantidade de decks de oráculos diversos que trazem palavras-chaves, pequenos poemas ou frases curtas que incluem alguns dos significados das imagens constantes em suas lâminas.
Esses decks são criados pensando-se nos estudantes, nos neófitos, naquelas pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre determinado oráculo mas não têm interesse em se aprofundar.
Mas isso não significa que o cartomante com maior experiência e conhecimento não possa tê-los, usá-los e deles fazer bom proveito.
Penso que, quando bem utilizados, eles podem ser um excelente recurso àquelas pessoas que têm mais dificuldade em memorizar as palavras-chaves mais comuns, populares, associadas às imagens das cartas. Claro que o importante é compreendermos o sentido da figura, a noção do símbolo, a razão histórica e, muitas vezes, étnica, da escolha daquela figura, daquele arquétipo para representar uma (ou muitas) ideias, personalidades, atitudes, situações, tempo, etc. Porém, todos os recursos de aprendizagem são válidos quando são apropriados, corretos dentro do sistema a quem se propõem e usados com moderação.
Ficar limitado à essas informações constantes nas cartas de um oráculo nunca será aconselhável, pois elas são limitantes, reduzidas e podem acabar inibindo o Cartomante a manifestar o que ele pensa e/ou intui sobre aquela carta, dentro de um contexto, numa leitura.
A célebre cartomante e escritora Rachel Pollack nunca escondeu que iniciou, já adulta, seus atendimentos com o Tarot interpretando as cartas com o auxílio de livros e manuais (o pequeno LWB) na frente das suas clientes.
Eu mesmo conheci uma cartomante que tinha pequenas anotações (uma palavra, um ou dois símbolos) desenhados ou escritos por ela mesma em suas cartas.
É interessante lembrarmos que há 20 anos, ou mais, não tínhamos quase nenhum material de estudo publicado e divulgado (a não ser os chamados "clássicos esotéricos", de difícil compreensão) e, muito menos, decks diferenciados com os quais pudéssemos nos identificar mais ou melhor. Durante quase 20 anos eu me sentia a pessoa mais rica do mundo porque possuía um deck do Tarot de Marseille e outro do Rider-Waite. Hoje existem milhares dos mais diferentes decks oraculares, além de livros e manuais especializados, à disposição nas prateleiras físicas ou virtuais. Penso que isso é uma grande conquista e que em muito colaborou para que os atuais estudantes tenham ótimas opções de recursos no seu aprendizado e prática.
Espero que este vídeo possa auxiliar a quem está começando agora a encontrar um baralho voltado para a prática dos seus exercícios de aprendizado.

Decks mostrados no vídeo: (basta uma simples pesquisa no Google para encontrar onde e/ou de quem comprar)

Quick and Easy Tarot (U.S. Games)
Fate, Destiny, Fortune (Madam Clara)
Esmeralda Lenormand (Karla Souza)
Estudante Lenormand (Karla Souza)
Alternates Realities Lenormand (Jeri Totten)
Willows East Lenormand (Gretchin Gifford)
Le Newbie Lenormand (Rootweaver)
Jeu Lenormand-Cartes de Bonne Aventure (Carta Mundi)