quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OS LÍRIOS


Acredito que muitos de nós, em algum momento da vida, sentiu uma sensação enorme de prazer ao terminar uma tarefa. Também desconheço quem não tenha ficado feliz, exultante, pelo fato de ter alcançado uma meta à qual havia se proposto, ou concluído um projeto de maneira, no mínimo, satisfatória.
Essa sensação de euforia, esse "estado de graça" que nos acomete em situações como essas é um dos possíveis significados da carta de número 30 do Baralho Lenormand (também conhecido como Baralho ou Tarô Cigano), os LÍRIOS.

Por terem um aspecto esguio, solene, respeitoso, virginalmente brancos, os LÍRIOS, foram flores muito usadas nos brasões e sinetes das famílias reais, no curso da história. Representavam o comprometimento da Casa Real em cuidar, prover e defender seus súditos e, também, pelo aspecto fálico da própria flor, reforçar o aspecto viril, paternalista da monarquia.
Essas atribuições simbólicas resistiram ao passar dos séculos, às mudanças de costumes e ainda hoje servem de referência, de possibilidade, de recurso quando interpretamos essa lâmina numa tiragem.

A nobreza da flor inspira-nos a pensar em tradição, realeza, hereditariedade, legados, heranças, respeito, polidez, elegância, atitudes conservadoras, comportamento exemplar, caráter impecável e uma boa dose de paternalismo.
A brancura (sim, você tem razão: temos uma grande variedade de espécies de lírios híbridos, em cores muito diversas, mas estamos nos referindo ao "branco", que é o arquétipo pretendido pela imagem da carta) nos induz a pensar em pureza, virtude, honra, moral, ética, decência, recato, celibato, amor platônico e virgindade. 
A estrutura física, o formato da flor, sugere o aparelho genital masculino e, portanto, erotismo e sexo.

Quando os LÍRIOS aparecem numa tiragem, sempre dependendo do assunto proposto pelo/a Consulente e das demais cartas, próximas ou não, que um período de paz, calma, tranquilidade, harmonia e serenidade está acontecendo ou próximo de acontecer.
Pode ser encontrado naquelas aulas de ioga ou de meditação, ou até mesmo no prazer encontrado de ficar se embalando numa rede e olhando o jardim. O que importa é a sensação de prazer físico e mental proporcionado pelo relaxamento, por aquele estado Zen da mente, do espírito reconciliado consigo mesmo.

Pessoas mais idosas, especialmente as da família, podem ser vistas ou representadas por esta lâmina pois a ideia de maturidade, daquela sabedoria adquirida ao longo da vida, daquela experiência inquestionável que uma vida de trabalho proporcionou, do respeito que inspira a história de vida e o caráter das pessoas mais velhas, está contida na vasta simbologia dos LÍRIOS. Essas mesmas pessoas podem muito bem exercer a função de conselheiros, gurus, consultores ou orientadores na vida do/a Consulente.

Se há algo que não podemos esperar dessa carta é velocidade. Até mesmo por estar associada à ideia de longevidade, de conservadorismo e tradição, em termos temporais ela representa atrasos, demoras, lentidão, dificuldade em evoluir e, portanto, da necessidade em sermos pacientes.

A tranquilidade e o rejuvenescimento proporcionado, especialmente à mente esgotada, por um local de retiro espiritual, um grupo ou centro de meditação, um spa, pode ser um conselho obtido por essa carta, se o tema da leitura for esse.
Instituições de longa permanência para idosos, instituições públicas de assistência social e de saúde, assim como clínicas geriátricas e o trabalho de cuidadores e pessoal especializado no trato com a, assim chamada, 3ª idade, também podem ser representadas por essa carta.

Os LÍRIOS, enfim, podem nos lembrar que é chagado o tempo de amadurecermos, de estarmos felizes e orgulhosos com o que semeamos e colhemos, com o que conquistamos ao longo da vida e encararmos o Tempo não como um inimigo em contagem regressiva, mas como um aliado que nos permite nos desenvolvermos, construirmos nossa própria história, criarmos nosso legado e adquirirmos a necessária sabedoria para viver cada dia em paz, em harmonia.

Lembrando sempre que esta postagem, como todas as demais feitas por mim, não pretende ser uma "regra", uma "fórmula" a ser copiada ou aceita, mas, simplesmente, a minha inspiração e conhecimento técnico, no momento da escrita, ao comentar alguns dos aspectos interpretativos da carta.

 Se você também gosta de Tarot, de cartomancia, sinta-se convidado a conhecer minhas páginas nas diversas mídias sociais:

 Snapchat: CARTASLENORMAND

 Periscope: ALEXTAROLOGO

 Snapchat: TAROTEANDO

 Facebook: http://ift.tt/1kFaVgD

 Blog: http://ift.tt/1lINTpT

 YouTube: http://ift.tt/1kFaXVI

 #alextarologo, #taroteando #tarologo #cartomante #cartomancia #esoterico #esoterismo

Um comentário: